Contribuição de Paulo Freire ao Ensino Superior 


    Paulo Reglus Neves Freire foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

    E dentre a vários pensamentos críticos desse notável teórico da educação, podemos destacar a "Pedagogia da Autonomia". Que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem, onde o professor executa métodos pedagógicos democráticos.

     Quando o ensino é transmitido pelo professor no ambiente de sala de aula, com interação respeito, amor, reciprocidade, compartilhamentos de conhecimentos epistemológicos (visão de mundo) entre professor e aluno, ocorre um efeito de valores éticos. Mesmo o professor possuindo um conhecimento mais abrangente, cientificamente. Ele se torna um estimulador dialético, fazendo com que o ambiente pedagógico torne um verdadeiro lugar de debates construtivo e  enriquecedor.

    Paulo Freire, sustenta a hipótese de que um indivíduo "Antropologicamente" é um ser: curioso, incompleto, inacabado, inconcluso e conectivo. Portanto para que esse indivíduo tenha relação com o mundo que ele esta inserido, e o compreenda é necessário que ele seja alfabetizado por meios de mecanismos que o aproxime com os semelhantes e que tenha temática do que lhe é subjetivado. Saindo assim da condição de invisibilidade para a visibilidade. A visibilidade nos dá uma ideia de liberdade, podemos ver o mundo de uma forma politizada ou as questões sociais de uma forma crítica.





A releitura do livro de Paulo Freire é feita no formato de mini vídeos, pelo Prof. André Azevedo da Fonseca, abordando os conteúdos do livro em vídeos em capítulos.
É possível a visualização da série completa no link abaixo:


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