Reflexão do meu processo formativo do CC Universidade e Sociedade  

 

Bom, quando foi disponibilizado no SIGA os CCs para compor o quadrimestre 2020.3, fiz a escolha do componente curricular Universidade e Sociedade por que mim veio logo de cara a ideia de saber como é a relação da Universidade junto a sociedade. E estou contente! Conseguir compreender por meios dos métodos empregados na ministração das aulas o papel importantíssimo da Universidade como promotora de conhecimento na formação educacional e profissional do cidadão.

Aprendi que ao longo da história das Universidades ela foi se estruturando e se evoluindo em sua formação de acordo com as exigências de uma sociedade, mas complexa. Nesse processo mais engajado e inovado de Universidade, podemos destacar vários personagens que contribuíram para isso: professor  Paulo Freire, com a Pedagogia Crítica, uma de  suas abras que afirma isso é a "Pedagogia da Autonomia", professor Anísio Teixeira, com a ideia de uma educação capaz de democratizar a sociedade, fundou a "Escola Parque” primeira escola pública, professor  Boaventura Sousa Santos, com o pensamento de desconstruir essa ideia de Eurocentrismo, que o conhecimento é proveniente da Europa e de uma classe colonizadora, com o pensamento de Boaventura foi capaz de resgatar os saberes já existentes de nossas ancestralidades. Já o professor Pierre Levy sustenta a chamada "inteligência coletiva" e o professor Alain Coulon contribuiu com sua obra sobre "A condição de Estudante": a entrada na vida Universitária.

O ensino superior no Brasil com as Universidades Públicas e Privadas tem aberto as portas para o egresso de pessoas menos favorecidas, por meios de políticas públicas e programas sociais, com isso o ensino vai ficando cardáveis mais democratizado.


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